Ponciá Vicêncio, a tímida e resistente personagem de Conceição Evaristo


A escritora mineira Conceição Evaristo, que cada vez mais é reconhecida aqui e no exterior pelas suas "escrevivências" (ela está lançando uma edição bilíngue de Poemas da recordação e outros movimentos na Feira do Livro de Paris), tem um romance delicado, lançado em 2003: Ponciá Vicêncio. Foi meu primeiro contato com a autora, que eu tive o prazer de conhecer em um evento literário. O bate-papo com ela fui do mesmo jeito manso com que escreve.

Ponciá é uma personagem que várias mulheres podem se identificar, seja pela tenacidade com que vai enfrentando novos desafios na vida, o calar para manter as forças ou a memória que temos dos familiares e que muitas vezes nos servem como referência.

A protagonista, que vem de uma família de mulheres que fazem trabalhos em argila (que rendeu essa capa interessante), acaba decidindo por morar na cidade grande, o que não significa, necessariamente, que o tabuleiro de sua vida dará grandes saltos. No meio disso, há encontros e desencontros com pessoas queridas.

No final, a reflexão que me ficou é que há pequenos movimentos na nossa história quem nem contabilizamos, mas que refletem, às vezes, mais de nós do que aqueles momentos marcantes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Freud, além da alma: roteiro para um filme

"Viver ultrapassa qualquer entendimento"

Para amar poesia, recito e receito Leminski